03 out, 2016

Ijuí recebeu palestra sobre uso de agrotóxicos

Município fez parte do roteiro da Caravana AMRIGS que também passou por Cruz Alta e Passo Fundo

A Caravana AMRIGS esteve presente, em Ijuí (RS), com o debate sobre o “Os agrotóxicos e os riscos à saúde”. O evento foi realizado na noite de terça-feira (27/09) na Associação Comercial e Industrial de Ijuí – ACI e evidenciou os riscos do uso de defensivos agrícolas por exposição ocupacional ou ambiental. Essas complicações podem gerar intoxicações agudas, apresentando manifestações subclínicas ou, em alguns casos, podendo ser fatais.

A palestrante, bióloga Vanda Garibotti, traçou um panorama abrangente sobre os modos que a exposição humana a esses produtos podem ocorrer, não sendo exclusiva do contato direto, mas também através contato das pessoas com os resíduos dos agrotóxicos na água, solo, ar e/ou alimentos. Os riscos da exposição por um período longo são de doenças como leucemia, transtornos mentais, doenças do sistema nervoso, complicações circulatórias, respiratórias, digestivas e dermatológicas, entre outras.

Em um segundo momento, foi feita a avaliação do cenário atual no Rio Grande do Sul, onde o agrotóxico mais usado é o glifosato. Outros destaques foram os chamados “municípios silenciosos”, que têm uso habitual de agrotóxicos, porém que não apresentam registros de casos de intoxicação aguda, no período de 2010 a 2015. A intoxicação aguda pode ocorrer de forma leve, moderada à grave. No entanto, segundo Vanda, normalmente, só os casos graves procuram atendimento médico.

A Caravana AMRIGS propõe o debate de assuntos demandados pela classe médica e comunidade, visitando diversos municípios do estado. Para o agendamento da Caravana AMRIGS, o telefone de contato é o (51) 3014 2007.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2016/10/03/ijui-recebeu-palestra-sobre-uso-de-agrotoxicos/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *