09 jun, 2017

Qualificação de profissionais do setor refrigerista é reconhecida pela ASBRAV

Grupo de 23 alunos foi o primeiro a se capacitar no inovador Programa Qualificar, promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação

Os primeiros certificados do Programa ASBRAV de Ensino e Treinamento – Qualificar, que engloba todos os cursos promovidos pela Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, foram entregues para um grupo de 23 alunos formados no curso Mecânico de Ar Condicionado. A solenidade aconteceu na quinta-feira (08/06), na sede da entidade associativa, em Porto Alegre. Com carga de 120 horas, a capacitação abrangeu profissionais de instaladoras, assistências técnicas e fábricas de equipamentos.

O diretor de Ensino da ASBRAV, Prof. Dr. Paulo Otto Beyer e os instrutores do curso entregaram os certificados aos formandos, parabenizando-os pela iniciativa de ampliarem seus conhecimentos e estarem sempre se atualizando para conquistar a qualidade contínua de trabalho. Beyer ressaltou que a qualificação profissional nunca foi tão valorizada pelas empresas como no atual momento que o Brasil vive.

O curso dividiu-se em dois programas, o primeiro abordando a “Refrigeração de Ar Condicionado”, onde foram tratados temas como ciclo de refrigeração, compressores, condensadores, características dos refrigerantes, sistema de carga e descarga, entre outros. O segundo programa teve como eixo central a eletricidade.

Lançado no início de 2017, em celebração aos 22 anos da ASBRAV, o Qualificar reforça a atuação da entidade na busca pelo aprimoramento técnico dentro do setor refrigerista. Os cursos promovidos pela Associação formam, anualmente, mais de 200 alunos. O Qualificar conta com o patrocínio das empresas Acel Limpeza de Dutos e Coifas, Aeris Qualidade do Ar, Daikin Brasil, Conforlab, JCI-Hitachi e Sicflux Brasil.

Qualidade do ar interior

A solenidade de formatura teve, também, palestra do diretor técnico da Aeris Qualidade do Ar, empresa patrocinadora do Programa Qualificar, Mario Henrique Canale. Ele destacou a importância das pessoas preocuparam-se, cada vez mais, com qualidade do ar interior, uma vez que 80% do dia da maioria dos seres humanos é passado em ambientes fechados.
De acordo com Mario Canale, existe, atualmente um aumento de problemas relacionados com a qualidade do ar interior.

– Cada vez se passa mais tempo em ambientes fechados, onde a concentração de alguns poluentes é maior do que em espaços abertos. Edifícios selados e com ventilação reduzida reduzem a qualidade do ar interior respirado. Some-se a isso o aumento de produtos químicos poluentes nos materiais empregados nas edificações e as rotinas de manutenção deficientes e temos um cenário propício para a propagação de sintomas que afetam de forma negativa as pessoas – ressaltou o diretor técnico da Aires.

Segundo o especialista, são sintomas comuns relacionados a baixa qualidade do ar interior a irritação de olhos, gargante e nariz; dores de cabeça; cansaço; alergias respiratórias; tosses e espirros; congestão nasal; tontura e dificuldade de concentração.

Quando mais de 20% da população apresentarem estes sintomas de forma persistente, por mais de duas semanas, no ambiente climatizado, ocorre o que se denomina “Síndrome dos Edifícios Doentes”. Ou seja, a pessoa convive com estes efeitos enquanto está dentro da edificação, mas ao sair do local eles desaparecem.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2017/06/09/qualificacao-de-profissionais-do-setor-refrigerista-e-reconhecida-pela-asbrav/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *