25 set, 2017

Ação de prevenção ao câncer gástrico marca o domingo na capital gaúcha

Patologia é uma das mais comuns do aparelho digestivo e está entre as mais frequentes do estado

Quem passou pelo Parque da Redenção, em Porto Alegre, neste domingo (24/09) teve a oportunidade de receber orientações a respeito do câncer de estômago. A iniciativa foi uma promoção da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) alusiva ao 1° Dia Nacional de Conscientização de Câncer Gástrico. A ação contou também com a participação do Departamento Universitário (DU) da entidade.

– Infelizmente, as taxas de mortalidade desta patologia são altas, com uma probabilidade de 90% de óbito quando diagnosticada tardiamente. Por isto, o nosso objetivo é auxiliar a população para que saiba identificar os sintomas, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Também é importante conscientizá-los sobre os fatores de risco, principalmente com relação aos hábitos que podem ser evitados – destacou o gastroenterologista e diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Antonio Carlos Weston.

Durante a ação, além do material informativo, a população pôde conversar com os especialistas, esclarecer suas dúvidas e receber instruções. O acompanhamento médico, por exemplo, deve ocorrer logo após o surgimento dos primeiros sintomas, como dor abdominal intensa e frequente. O histórico familiar também deve ser levado em consideração. Além disso, alguns costumes podem influenciar no surgimento da doença, como fumar, consumir excessivamente bebida alcoólica e alimentos muito salgados ou conservados em sal.

O gastroenterologista destacou ainda que a maior incidência do câncer de estômago ocorre após os 50 anos, porém, pode se manifestar em pessoas mais novas.

Nesta semana, a AMRIGS também participou de uma sessão na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na Tribuna Popular, onde reforçou a importância da campanha e da instituição do Dia de Conscientização sobre o Câncer Gástrico, no dia 28 de setembro

Trackback URL: http://playpress.com.br/2017/09/25/acao-de-prevencao-ao-cancer-gastrico-marca-o-domingo-na-capital-gaucha/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *