25 set, 2017

Técnicas e novos procedimentos ajudam no atendimento ao recém nascido

Programação da XXI Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e V Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal trouxe ensinamentos importantes na área

Novos procedimentos e técnicas médicas auxiliam os médicos a tornar cada vez mais seguro o atendimento ao recém nascido. Com abordagem em diversas áreas da especialidade, o evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) destacou os avanços que a medicina tem conquistado tornando os procedimentos mais seguros a ajudando a amenizar os riscos no nascimento. Na primeira aula do dia, o tema foi o recém nascido na sala de parto. O médico Eduardo Jaeger apresentou uma série de benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical. A prática varia de acordo com período gestacional do nascimento e podem colaborar com o aumento de hemoglobina e prevenção da anemia.

A médica, Betânia Bohrer, apresentou considerações éticas em Reanimação Neonatal do Prematuro extremo. Durante a abordagem, reforçou que a decisão de reanimar prematuros extremos embora baseada em dados populacionais deve ser individualizada e sempre compartilhada com os pais e instituição profissional.

– É importante sempre discutirmos qual a melhor conduta a ser adotada com os pacientes. Entre os fatores é preciso considerar família, aspectos culturais, autonomia, aspectos médicos e beneficência. Nas medidas de conforto é preciso valorizar a vida e garantir uma morte digna. É preciso conforto físico, espiritual, emocional e social – afirmou.

A palestrante também reforçou cuidados com a infectologia neonatal. A sequência teve como pauta a doença da Membrana Hialina. Docente na faculdade de medicina da USP e com pós doutorado na Universidade de Barcelona, na Espanha, a médica Walusa Ferri, ressaltou as diferenças no acompanhamento da doença, que é uma das mais comuns na neonatologia, comparando o cenário europeu com o brasileiro.

O diagnóstico e prevenção da infecção relacionada à assistência em Neonatologia, foi trazido pela médica Paula Elexina Cornelio que destacou a evolução dos procedimentos no Brasil. A abordagem foi direcionada a Sepse Neonatal, infecção bacteriana invasiva que ocorre durante o período neonatal e é responsável por 92% dos óbitos entre 7 e 27 dias. Entre os cuidados que auxiliam na prevenção estão higienização das mãos, cuidados com procedimentos invasivos, cuidados ambientais, controle de bactérias multiresistentes e adequação de materiais e equipamentos.

Durante a tarde, as palestras abordaram os cuidados com o prematuro extremo. O médico Paulo Nader falou sobre os cuidados com o transporte e chegada na UTI Neonatal e a médica Silvana Nader, trouxe informações sobre o manejo do stress na UTI Neonatal.

– É importante manter uma relação pessoal com o bebê. Chamar pelo nome, manter as mãos aquecidas e confortar o bebê com o toque comunicando o fim do procedimento – comentou Silvana.

Ao final, Walusa Ferri apresentou o tema da ventilação mecânica e Leandro Nunes discorreu sobre aleitamento materno e nutrição na UTI Neonatal.

A XXI Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e V Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal ocorre até sábado (23/09) no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF), na Rua Teixeira Soares, 817, Centro de Passo Fundo (RS).

Programação

Sábado (23/09):

09h – Conferência: O seguimento do prematuro no consultório de Pediatria

Profilaxia do VSR, Imunizações, Avaliação do crescimento e do desenvolvimento – Dra. Rita de Cássia Silveira

Perguntas e Debate

10h – Coffee break

10h30min – Conferência: Icterícia neonatal – Conhecimento atual – Dr. Manuel Pereira

Perguntas e Debate

11h30min – Conferência: Diagnóstico e tratamento da Encefalopatia anóxica

Encefalopatia hipóxico-isquêmica e Hipotermia terapêutica – Dr. Renato Procianoy

Perguntas e Debate

Trackback URL: http://playpress.com.br/2017/09/25/tecnicas-e-novos-procedimentos-ajudam-no-atendimento-ao-recem-nascido/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *