11 jun, 2018

Boa alimentação e exercícios ajudam a prevenir o câncer

Leucemia foi tema de encontro no Ciclo de Palestras AMRIGS

Dados recentes mostram que há, no Brasil, 600 mil novos casos de câncer que causam 150 mil óbitos. Os números preocupam, mas o alerta é para o fato de que a causa do câncer não é única, sendo necessário observar múltiplos fatores que estão presentes no hábito de vida de cada um.
– Vários elementos de proteção estão ligados ao câncer, como de reparação do DNA das células, então muita coisa tem que dar errado para que se tenha um câncer. Há fatores que estão associados a nossa herança genética, mas há muita influência do ambiente. Hoje sabemos bem mais do que no passado o que é preciso fazer. São aqueles clássicos conselhos de fazer exercícios, tomar sol sem exageros e ter uma alimentação adequada, por exemplo – afirmou o médico oncologista, Cláudio Galvão de Castro Jr.

A leucemia é uma doença progressiva no sangue que se caracteriza pela proliferação descontrolada, isto é, cancerosa, de células precursoras dos glóbulos brancos normais na medula óssea e no sangue. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 10.070 pessoas aproximadamente foram afetadas em 2016 com câncer, sendo 4.530 mulheres e 5.540 homens. A maioria dos casos de cura envolve o transplante de medula óssea, mas pode ocorrer também através da quimioterapia e da radioterapia.

O evento faz parte do Ciclo de Palestras que a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promove como parte da campanha “Saúde Preventiva: Pratique essa Ideia!”. A atividade foi realizada na noite de quinta-feira (07/06) no Centro de Eventos AMRIGS, como parte da programação do Junho Vermelho.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2018/06/11/boa-alimentacao-e-exercicios-ajudam-a-prevenir-o-cancer/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *