08 out, 2018

Manter uma rotina equilibrada é o segredo do sucesso de qualquer dieta

11 de outubro é o Dia Mundial de Combate à obesidade

O milagre da dieta não existe. Para alcançar o corpo desejado de forma saudável e sustentável, é preciso seguir uma rotina equilibrada. Porém, nem sempre a dieta e a rotina de uma pessoa podem ser aplicadas nos outros. Para garantir o sucesso no processo de emagrecimento, diversos médicos podem ser procurados. De acordo com a endocrinologista da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Ada Lygia Macedo de Pinto Ferreira, cada profissional consegue auxiliar de uma forma específica.

– Nossa participação com o processo de emagrecimento está relacionada à análise do paciente, observando a idade, sexo e atividade que faz, pois cada pessoa tem suas características e uma boa conversa consegue detectar algumas informações importantes. Pedimos exames para verificar como está a saúde deste paciente e quando existem problemas metabólicos, nos envolvemos mais com esta pessoa. Quando ele precisa apenas de auxílio para dietas e rotinas alimentares, indicamos outros profissionais – salienta.

O nutrólogo é um dos principais profissionais que devem participar de um processo saudável de emagrecimento. Normalmente o paciente procura esse profissional quando já passou por outras experiências e não conseguiu atingir os objetivos

– Geralmente é um paciente que está cansado de dietas e cardápios prontos e acaba vindo atrás de outra solução. Trabalhamos com a mudança de hábito e de comportamento alimentar. Temos uma relação emocional com a comida e não adianta apenas entregarmos um cardápio, precisamos entender como cada paciente percebe a alimentação – explica a nutróloga da AMRIGS, Jaqueline Costa Coelho.

A estimativa é que 90% dos pacientes sofreram ganho de peso e buscam uma melhoria na qualidade de vida, enquanto 5% buscam uma avaliação corporal e outros 5% possuem problemas como intolerâncias, desnutrição e excesso de magreza.

Um dos vilões da atualidade, de acordo com a nutróloga da AMRIGS, Mariela De Oliveira Silveira Pons, é a dieta restritiva.

– Nosso metabolismo não foi feito para restrições tão drásticas. Precisamos de todos os nutrientes. Vejo algumas dietas que restringem carboidratos, gorduras e até frutas. Nosso organismo não sabe lidar com isso. Além da deficiência de nutrientes, o corpo começa a apresentar sinais, como cansaço, sonolência, falta de concentração. Isso gera um desbalanço cerebral e nossos neurotransmissores ficam desregulados. Quem quer emagrecer precisa de uma alimentação balanceada, bem completa. Não existe milagre – destaca.

A médica alerta que o emagrecimento nem sempre pode ser o objetivo final do paciente, mas a melhoria da qualidade de vida, focando na vida mais saudável e, diretamente, diminuindo o peso na balança.

– Mais de 50% dos brasileiros têm mais sobrepeso e obesidade do que massa corporal. Esse problema atinge todas as idades e precisamos abraçar isso de forma multidisciplinar. Toda medicina pode ajudar nestas questões. Não existe uma receita de bolo para emagrecimento, mas existe a individualidade, pois cada pessoa precisa de uma dieta individual. Por isso que não faz sentido pegar a dieta de um amigo e seguir fazendo, pois vai dar errado em algum momento – relata.

Profissional que também pode auxiliar no processo de emagrecimento, o médico gastroenterologista também está envolvido em outro processo para casos específicos: a cirurgia bariátrica. Segundo o diretor da AMRIGS, Antônio Carlos Weston, que é cirurgião gastroenterologista, este procedimento não deve ser avaliado por qualquer pessoa que queira perder peso.

– Costumamos indicar este procedimento para aqueles pacientes portadores de obesidade mórbida, são pacientes com um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Se tiver índice de IMC entre 35 e 40, e for portador de alguma doença associada a obesidade, como hipertensão arterial ou diabetes, também indicamos o procedimento. Um aspecto importante é que este é um tratamento que não tem a mesma indicação dos chamados tratamentos convencionais da obesidade, como reeducação alimentar ou atividade física. Esse tratamento cirúrgico é indicado quando estes outros tratamentos já foram tentados várias vezes por mais de cinco anos e falharam. Neste sentido a cirurgia bariátrica não compete com tratamentos convencionais – ressalta.

O médico lembra que essa cirurgia é indicada sempre após a avaliação por uma equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais ligados a área da obesidade, como nutricionista, clínico, endocrinologista, psicólogo ou psiquiatra e o cirurgião do aparelho digestivo. Só após esta avaliação, é que paciente pode ter a sua cirurgia realizada. A cirurgia é considerada bem-sucedida quando o paciente perde entre 70% e 80% do excesso de peso, e mantém essa perda ao longo da sua vida inteira.

Como funciona o emagrecimento no corpo?

– O primeiro passo é ingerir menos do que o organismo está gastando. Assim, entramos no processo de emagrecimento. As células de gordura vão diminuir, mas não somem ainda, e ficam no organismo por algum tempo, mesmo que sem gorduras dentro, antes de ser totalmente descartada pelo organismo.

– A gordura que sai destas células vão para a corrente circulatória. O corpo, recebendo menos do que está gastando, vai ter um gasto energético maior. A gordura vai para o fígado e acaba saindo na urina.

– A célula, que está vazia, demora de seis meses a dois anos para ser eliminada totalmente.

Como saber se o emagrecimento está ocorrendo de forma saudável?

– O emagrecimento de bom nível ocorre quando a pessoa emagrece 5% do peso corporal. Por exemplo, se é uma pessoa de 80Kg, vai emagrecer 4Kg em um mês, com dieta equilibrada acompanhada de exercícios físicos acompanhados por profissional.

– Se a pessoa tem diversos problemas devido à obesidade, se ela consegue baixar 5%, todos os fatores se revertem, embora não esteja dentro do peso ideal ainda. Por isso, esses 5% fazem bastante diferença para o metabolismo.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2018/10/08/manter-uma-rotina-equilibrada-e-o-segredo-do-sucesso-de-qualquer-dieta/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *