31 out, 2018

Black Friday é oportunidade e risco para lojistas

Especialista em marketing digital aponta que é possível aproveitar a data, mas é preciso cuidado para evitar que o reflexo seja negativo

A chegada do mês de novembro deixa em alerta os lojistas que estão já de olho nas oportunidades de vendas, a partir da consolidação da Black Friday. As promoções que surgiram com força nos Estados Unidos ganharam representatividade no comércio brasileiro também. A expectativa é que em 2018 a data consolide um crescimento de 15% em vendas, movimentando cerca de R$ 2,4 bilhões, segundo dados do Ebit|Nielsen. No entanto, de acordo com especialistas, é preciso cuidado.

– Uma boa infraestrutura para questões de logística e entrega é o cuidado mais importante a ser tomado, uma vez que esses foram os pontos fracos mais comuns em ações realizadas no passado. Outro cuidado relevante é evitar algumas práticas equivocadas feitas por lojistas no que ficou conhecido como promoção da “metade do dobro”, ou seja, aumenta o preço para depois diminuir oferecendo um suposto benefício. A transparência é fundamental para credibilidade dos negócios – alerta a diretora executiva da Trend Marketing, Caroline Brogni.

Na elaboração das estratégias para um resultado positivo e de longo prazo, o marketing digital é essencial, mas não é um canal exclusivo. As lojas físicas passaram a aproveitar bem a ocasião.

– A promoção deixou de ser exclusividade das lojas virtuais e ganhou espaço também em lojas físicas. Assim, não há limite para a imaginação, sendo possível atuar em qualquer segmento. Convém lembrar a importância de estudar detalhadamente a capacidade de atendimento à demanda que virá nas promoções. É indispensável que o consumidor seja avisado quando há um estoque limitado, isso evita que o cliente crie uma expectativa indo até o estabelecimento e não encontre o que procurava – completa.

A Black Friday 2018 será dia 23 de novembro. Os lojistas, no entanto, estão atentos para que as promoções não se atenham exclusivamente à data podendo haver promoções ao longo de toda a semana.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2018/10/31/black-friday-e-oportunidade-e-risco-para-lojistas/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *