03 dez, 2018

Exercícios físicos garantem bem-estar em idosos

Caminhadas e atividades de recreação no Asilo Padre Cacique garantem que vovôs e vovós sintam-se bem e estimula o convívio social

Além de melhorar o condicionamento físico e mental, a atividade física na terceira idade melhora a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, facilitando a movimentação do corpo e, consequentemente, diminuindo o risco de quedas. O exercício físico contribui ainda com a socialização e até mesmo com a imunidade. Desta forma, os moradores do Asilo Padre Cacique são sempre estimulados a se manterem ativos, seja através de atividades coordenadas pela equipe de profissionais da entidade, seja de forma individual, no dia a dia.

Aos 70 anos, a moradora Alda Ombelina Ferreira afirma que gosta de se manter ativa e, geralmente, auxilia na rouparia, dobrando e organizando as roupas.

– Gosto também de caminhar, principalmente quando nos levam para a beira do Rio Guaíba. A gente tendo vontade, consegue se movimentar e, fazer esse tipo de atividade, com pessoas que andam com a gente, é muito melhor do que ficar sentada. Inclusive, em dia de semana, você não me vê aqui parada pelo corredor – comenta a idosa.

A fisioterapeuta do Asilo Padre Cacique, Persia Regina Mens Macedo, destaca que os exercícios físicos que trazem mais benefícios são aqueles relacionados à frequência cardíaca, capacidade respiratória, flexibilidade, coordenação motora, fortalecimento dos músculos e redução da pressão sobre as articulações.

– São recomendados caminhadas, natação, hidroterapia, alongamento, hidroginástica, musculação, pilates e dança. A frequência varia de quanto o praticante sente-se bem e confortável, avaliando a necessidade de cada um – explica Persia.

No entanto, não é só a saúde física que é beneficiada com a prática regular de exercícios. As atividades diminuem a solidão e o isolamento social. Ainda, o idoso desenvolve autonomia, habilidades cognitivas e capacidade de lidar de maneira eficaz em diferentes situações. Há também melhoras do seu bem-estar psicológico, contribuindo para a melhora da imunidade.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2018/12/03/exercicios-fisicos-garantem-bem-estar-em-idosos/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *