31 jan, 2019

Metalúrgicos de Gravataí reivindicam apoio do poder público em defesa dos trabalhadores da GM

Após rejeitar proposta da montadora, Sindicato dos Metalúrgicos debateu ações junto à Prefeitura de Gravataí

O polêmico anúncio de retirada de investimentos da General Motors, em Gravataí, foi tema de reunião na manhã desta quinta-feira (31/01), na sede do executivo municipal. Os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) foram recebidos pelo prefeito municipal, Marco Alba, em seu gabinete. O diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, cobrou do prefeito apoio para que interceda junto ao Governo do Estado de modo que sejam assegurados os direitos conquistados pelos trabalhadores.

– A gente só ouve falar que toda modernidade que vem é interessante e vai reduzir custos, mas isto só acontece na ponta de baixo. O trabalhador que paga. Este debate tem que ser feito na ordem do dia. Queremos somar o Prefeito, Câmara de Vereadores e conversar com o governador para que haja um movimento de conscientização – afirmou Ascari.

A intenção é contar com o apoio da Prefeitura para que as demandas dos trabalhadores sejam ouvidas sem que sejam retirados direitos conquistados de forma legítima em assembleias promovidas pelos trabalhadores. Entre as medidas anunciadas pela montadora estão cortes radicais como parcelamento de férias, perda de benefícios como participação nos lucros da empresa, entre outros.

– Não ouvi ninguém, até agora, falar que o automóvel produzido em Gravataí, e em qualquer outro lugar do Brasil, tem quase 45% de imposto no seu preço. Se essa verba de imposto voltasse em benefício da sociedade seria interessante, mas na prática todos sabem que isto não acontece – alertou.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, reforçou que o poder público municipal fez já tudo que podia ser feito para incentivar a implantação e operação da empresa. Até 2027 há isenção de tributos e principais taxas municipais.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2019/01/31/metalurgicos-de-gravatai-reivindicam-apoio-do-poder-publico-em-defesa-dos-trabalhadores-da-gm/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *