01 fev, 2019

Debate na Câmara Técnica de Doenças Raras discutirá temas centrais a serem priorizados em 2019

Conselho Federal de Medicina criou grupo para discutir aspectos relacionados ao exercício profissional da Genética Médica e ações de educação permanente na área

A importância de se dialogar sobre diferentes vertentes da medicina é o que garantirá a qualificação dos profissionais e de seus atendimentos. É com este pensamento que a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) vem participando constantemente das reuniões da Câmara Técnica de Doenças Raras, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 5 de fevereiro, os médicos irão discutir e ajustar os temas que serão abordados no segundo Fórum de Doenças Raras do CFM, previsto para ocorrer em 12 de março em Brasília.

A médica geneticista e representante da SBGM nas reuniões, Debora Gusmão Melo, acredita que o espaço é indispensável para se discutir e projetar os rumos da especialização.

– É fundamental debater as questões sobre o nosso exercício profissional com colegas do CFM, da Sociedade Brasileira de Bioética, representantes de pacientes, da ANVISA e da indústria farmacêutica. A diversidade de pontos de vista enriquece as discussões e traz pluralidade a um papo tão rico nos aspectos técnicos e sociais. Por isso, é preciso marcar presença, enriquecendo as conversas e ações – sustenta Debora.

Sempre com a presença da SBGM, o grupo vem se reunindo de dois em dois meses. Entre os principais temas das conversas, estão a incorporação de tecnologias genéticas e genômicas pelo SUS, os aspectos éticos relacionados a essa incorporação e a atenção à saúde de pacientes e famílias com doenças deste tipo e também aspectos relacionados à educação de profissionais de saúde em relação à genética.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2019/02/01/debate-na-camara-tecnica-de-doencas-raras-discutira-temas-centrais-a-serem-priorizados-em-2019/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *