05 fev, 2019

Doses exageradas de remédios podem causar graves problemas a saúde

Médicos alertam para os riscos que a automedicação traz

Na era da informação, não há mais espaço para desconhecer a importância de ingerir a dose recomendada dos remédios. O tema é motivo de preocupação por parte da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), que realiza de forma permanente a campanha “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia”. Entre os cuidados mais importantes com os medicamentos estão mantê-los distante do alcance de crianças e observar na bula as formas corretas de armazená-lo.

– A automedicação é um risco, pois o paciente não sabe quais interações medicamentosas que podem ocorrer entre algum medicamento que ele tome de uso continuo ou algum alimento da sua dieta, se é o ideal para sua condição de saúde já que deles podem gerar eventos adversos graves ou comprometer a função de algum órgão – alerta a gerente científica da Roche Brasil, Aline Machado, que já realizou palestra na AMRIGS sobre o tema.

Para que o conhecimento a respeito do cuidado chegue a um maior número de pessoas, campanhas informativas auxiliam no propósito. Segundo a profissional, muitas vezes se acredita na benfeitoria que ocorreu com um familiar ou alguém próximo, e imagina-se que isso irá ocorrer com outro indivíduo também. No entanto, é necessário lembrar que não é certo que tal medicamento irá gerar resposta efetiva para seu sintoma, em função das diferenças genéticas e fisiológicas entre as pessoas.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2019/02/05/doses-exageradas-de-remedios-podem-causar-graves-problemas-a-saude/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *