08 fev, 2019

Grupo de estudantes gaúchos cria inovador sistema de captação de recursos para escola de engenharia

Método utilizado em grandes universidades no exterior, “endowment” chega ao Rio Grande do Sul

Motivados pela intenção de preservar a história e fortalecer a educação do Brasil, um grupo de engenheiros e futuros engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu criar o Fundo Centenário, um fundo patrimonial para a Escola de Engenharia, que busca arrecadar recursos que serão investidos em educação, conservação de patrimônio histórico e novas tecnologias.

Realidade consolidada nas faculdades norte-americanas e responsável por grande parte do financiamento de Harvard e Yale, os fundos patrimoniais universitários (endowment funds) funcionam através de doações provenientes de pessoas jurídicas ou físicas e que é baseado na execução de projetos a partir do rendimento real financeiro dessas doações, nunca mexendo no montante doado. A partir desses ganhos, o objetivo é potencializar projetos específicos.

A iniciativa possibilitará à Escola e, por consequência, a comunidade universitária de Porto Alegre, aprimorar a qualidade de equipamentos, financiar pesquisas de ponta, apoiar projetos da comunidade acadêmica e estimular estudos científicos de alunos e professores. O Fundo Centenário foi estruturado como uma Associação sem Fins Lucrativos prezando pela transparência com o doador e por mecanismos sofisticados de governança. A governança reunirá toda a equipe que contém: Conselho, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, o Comitê de Investimentos, Comitê de Projetos e um Auditor Externo.

O Projeto se iniciou em 2017 e é uma iniciativa de alunos, ex-alunos e professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que visa ser uma fonte de recursos perpétua para estimular o crescimento do ensino gaúcho.

* A divulgação do projeto é parte de um trabalho voluntário da PlayPress Assessoria e Conteúdo, como forma de incentivo à educação e pesquisa no Rio Grande do Sul.

Trackback URL: http://playpress.com.br/2019/02/08/grupo-de-estudantes-gauchos-cria-inovador-sistema-de-captacao-de-recursos-para-escola-de-engenharia/trackback/

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *