Dr. Antonio Carlos Weston, associado da AMRIGS, é o único representante da América Latina em equipe global dedicada a definir o melhor tratamento para o câncer de estômago avançado
O médico gaúcho Antonio Carlos Weston, associado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), foi convidado a integrar o Estudo OMEC, projeto internacional voltado a determinar as melhores estratégias terapêuticas para o câncer gástrico avançado. O convite foi oficializado durante encontro científico realizado em Bertinoro, na Itália, promovido pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), e que reuniu especialistas para estabelecer um consenso mundial sobre o tema.
O OMEC é uma iniciativa que reúne centros de referência da Europa e da Ásia, buscando comparar e padronizar condutas clínicas no manejo do câncer gástrico em estágio avançado. O grupo foi criado a partir da mobilização de pesquisadores ligados à ESMO, motivados pela necessidade de unificar protocolos e melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença.
A escolha da Itália como sede para o encontro se deu por ser um dos principais polos europeus de pesquisa oncológica e por abrigar um dos núcleos mais atuantes da ESMO dedicados ao estudo do câncer gástrico.
“É uma oportunidade única de participar e contribuir para o avanço do conhecimento e das inovações no tratamento desta doença, especialmente quando ela se encontra em uma fase mais adiantada”, afirmou Dr. Weston, único representante da América Latina no grupo formado por 20 especialistas de diferentes países.
A participação do médico reforça o protagonismo da Medicina brasileira e o compromisso da AMRIGS em valorizar seus associados e profissionais que se destacam pela excelência e dedicação à pesquisa científica.