Celebração reuniu autoridades, profissionais da saúde e comunidade para homenagear a trajetória centenária da Instituição
Um dos mais tradicionais serviços de saúde da região da Campanha gaúcha, o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, celebrou seus 100 anos de fundação em cerimônia realizada no dia 25 de novembro, no Teatro Municipal João Pessoa, em Rosário do Sul
O encontro reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes da comunidade para marcar a trajetória iniciada em 12 de outubro de 1925, quando o então Padre Ângelo Bagatelle, primeiro provedor, inaugurou oficialmente a instituição.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve representada pelo diretor de Normas, Dr. Mauro Sparta, e pelo membro do Conselho de Representantes, Dr. José Accioly Jobim Fossari. A presença da entidade reforçou o reconhecimento ao legado centenário do hospital e ao importante papel desempenhado no atendimento regional. Também prestigiaram a solenidade o prefeito de Rosário do Sul, Marcos Paulo Silva da Luz; o atual provedor Agripino Azambuja de Oliveira; além dos ex-prefeitos Nei Padilha e Zilase Rossignollo.
Dr. Mauro e Dr. Fossari também realizaram uma visita às instalações do hospital, em que observaram a modernização contínua do espaço físico e dos equipamentos utilizados, reflexo do esforço permanente de qualificação e expansão da estrutura hospitalar.
Em sua manifestação, Dr. Sparta destacou a dedicação das equipes locais e o impacto positivo ao longo da história.
“A AMRIGS parabeniza a Associação Médica de Rosário do Sul, a diretoria do Hospital e os funcionários pelo serviço prestado à comunidade regional”, afirmou.
A programação comemorativa também marcou o lançamento do livro “Um século de caridade”, obra que registra memórias, avanços e personagens que contribuíram para a construção do hospital ao longo das últimas décadas. O exemplar está disponível na secretaria da instituição.
Redação: ASCOM AMRIGS
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
- Fomentar a ciência e a cultura médica;
- Promover a defesa profissional;
- Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
- Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.