Evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul acontece de 21 a 23/de maio, em Porto Alegre, com programação científica abrangente e foco na prática clínica
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) realiza, de 21 a 23 de maio, no Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre, o XVIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O encontro reunirá pediatras, médicos residentes e profissionais da saúde de diversas áreas para três dias de imersão científica, troca de experiências e discussão de temas atuais que impactam diretamente a assistência à criança e ao adolescente.
A programação contempla desde a atenção básica até áreas de alta complexidade, incluindo neonatologia, emergência, terapia intensiva e especialidades pediátricas. Entre os destaques estão debates sobre o papel do pediatra frente às transformações tecnológicas, decisões críticas em emergências, hesitação vacinal, saúde mental na adolescência, impacto das mudanças climáticas na infância e os desafios do neurodesenvolvimento em tempos modernos. O evento também marca o início das comemorações dos 90 anos da SPRS.
O 1º secretário da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e presidente do XVIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Silvio Baptista, destaca o caráter coletivo e a relevância científica do encontro.
“Chegamos à maioridade do nosso Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria nesta 18ª edição. Estamos convidando todos os pediatras, colegas médicos e profissionais de áreas da saúde que atendem crianças a participarem deste momento. Em meio às atualizações científicas e consolidação dos conhecimentos, teremos também um espaço importante de integração, revendo e conhecendo colegas, em um congresso construído por uma equipe numerosa e com temas sugeridos pelos próprios participantes das edições anteriores”, afirma.
O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Marcelo Pavese Porto, ressalta o papel estratégico do congresso na qualificação da assistência pediátrica. “Eventos como este são fundamentais para garantir que o pediatra esteja atualizado diante de um cenário em constante transformação. A qualificação contínua impacta diretamente na qualidade do cuidado oferecido às crianças e adolescentes, além de fortalecer a atuação do pediatra como referência em saúde integral”, destaca.
Além das conferências e mesas-redondas, o congresso contará com painéis interativos, talk shows, sessões práticas e espaços dedicados à discussão de casos clínicos, reforçando a aplicação do conhecimento na rotina assistencial. A diversidade temática inclui ainda tópicos como nutrição e esporte na infância, manejo da dor, acidentes pediátricos, doenças do eixo cérebro-intestino, oncologia pediátrica e estratégias para valorização profissional do pediatra.
O evento consolida-se como um dos principais fóruns científicos da pediatria no Sul do Brasil, promovendo atualização contínua baseada em evidências e fortalecendo o papel do pediatra como protagonista no cuidado integral à saúde infantil.
Mais informações sobre inscrições e programação completa podem ser acessadas em https://www.gauchopediatria. com.br/home.asp
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.