Evento em Novo Hamburgo reuniu pediatras e especialistas de várias regiões do RS nos dias 28 e 29 de novembro
O XIII Alergoped Gaúcho – Simpósio Gaúcho de Alergia, Imunologia e Reumatologia Pediátrica encerrou neste sábado (29/11), após dois dias de atividades no Auditório do Prédio Azul da Feevale, em Novo Hamburgo. Pela manhã, os debates se concentraram em alergia à proteína do leite de vaca mediada por IgE, doença celíaca, uso de testes diagnósticos como TPO de baixa dose e prick to prick, além de estratégias para o manejo de alergias múltiplas em crianças.
O momento mais aguardado do dia foi o circuito de estações clínicas, que proporcionou experiências práticas em áreas como anafilaxia, alergia respiratória, dermatite de contato, alergia alimentar, testes de puntura e medidas de controle ambiental. Para o presidente do XIII Alergoped Gaúcho, Dr. Hélio Miguel Simão, a edição consolidou a relevância do evento como referência científica no Estado.
Para encerrar a experiência, a ação apresentou ainda um quarto-modelo montado em parceria com a Alergoshop Poa, reunindo todas as recomendações práticas de controle ambiental para crianças e adultos alérgicos. O espaço trouxe sugestões de revestimentos protetores para colchão e travesseiro, demonstrou o uso de aspirador de pó com filtro especial e exibiu produtos antiácaros essenciais para reduzir gatilhos respiratórios no dia a dia.
Redação: Marcelo Matusiak
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.