Obra foi desenvolvida por médico associado AMRIGS e demais especialistas do país na área
O conhecimento científico produzido no Rio Grande do Sul ganhou destaque nacional durante a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, realizada em São Paulo, também com o lançamento do livro Câncer Gástrico, uma obra de referência na área que reúne estudos atualizados sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Entre os autores e coeditores está o médico associado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Antonio Carlos Weston, professor de Clínica Cirúrgica e coordenador do curso de Medicina da Unisinos, e chefe do Serviço de Cirurgia Geral da Santa Casa de Porto Alegre. O médico gaúcho também possui doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão em Saúde, com uma linha de pesquisa voltada aos tumores do aparelho digestivo, especialmente gástricos e esofágicos.
“Este livro é fruto do esforço coletivo de profissionais que dedicam suas carreiras à pesquisa e ao aprimoramento da prática clínica. Ele representa um importante passo na disseminação do conhecimento sobre o câncer gástrico e na valorização da Medicina baseada em evidências”, afirmou Dr. Weston.
A publicação tem como coeditores os médicos Ulysses Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo (USP); Paulo Kassab, professor titular da Santa Casa de São Paulo; e Nora Forones, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Juntos, os especialistas compilaram contribuições de diversos pesquisadores que vêm ampliando o entendimento sobre o câncer gástrico no Brasil e no mundo.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
- Fomentar a ciência e a cultura médica;
- Promover a defesa profissional;
- Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
- Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.