Ação foi realizada de forma remota, em parceria com o departamento de Serviço Social do Asilo
Para marcar o Junho violeta, o mês que alerta para a violência contra a pessoa idosa, o Cejusc – Justiça Restaurativa de Porto Alegre realizou uma atividade com o Asilo Padre Cacique. A primeira parte do encontro, contou com a apresentação de um vídeo do trabalho do Cejusc e o conceito de justiça restaurativa. Depois, com um material sobre o Junho violeta, a gerente assistencial do Asilo Padre Cacique, Rogéria Pazini, desenvolveu um trabalho interativo com os moradores do Asilo sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa e os direitos que eles têm. Após, foi realizada uma prática restaurativa com os grupos, através de perguntas norteadoras relacionadas à temática.
“Se por um lado, os idosos são cidadãos de direito e devem ter assegurados canais de escuta sensíveis para suas demandas, por outro, também possuem deveres. Devem conviver, respeitosamente, com seus pares dentro da Instituição. Atividades como as realizadas em parceria entre o Asilo e o Cejusc, que já duram mais de quatro anos, auxiliam e muito na organização da nossa rotina”, declarou Rogéria.
O Juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt, Coordenador do Cejusc – Justiça Restaurativa disse que essa parceria já trouxe bons resultados.
“Desenvolvemos vínculos importantes com a instituição. Foi desafiador no começo, mas hoje é recompensador pensar que a gente pode fazer justiça restaurativa com idosos. Eles assimilaram nossas práticas e isso tem melhorado as relações entre eles e também com a instituição. O trabalho também acentuou o viés comunitário que a gente sempre preconizou como uma das vertentes da justiça restaurativa”, disse.
Redação e coordenação: Marcelo Roxo Matusiak
Colaboração: CEJUSC