Transformando Ações em Conteúdos Criativos!

Agência de Notícias

A nossa base é alicerçada através da confiança de cada cliente atendido.

Memorial da Gratidão AMRIGS completa quatro anos como símbolo de ciência, solidariedade e resistência

Inaugurada em dezembro de 2021, obra permanece como marco de lembrança e reflexão sobre a pandemia de COVID-19

O Memorial da Gratidão AMRIGS, inaugurado em 16 de dezembro de 2021, chega ao seu quarto ano reafirmando o papel de guardião da memória coletiva da pandemia de COVID-19. Localizado no foyer da sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre, o monumento foi concebido para homenagear médicos combatentes e todos os que estiveram envolvidos e que perderam suas vidas naquele período de desafios: profissionais da saúde, pacientes, famílias, cientistas e a sociedade em geral. A iniciativa surgiu em um dos momentos mais críticos da crise sanitária, sob a liderança do presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. Em meio à dor, às incertezas e ao esforço incansável para salvar vidas, a entidade compreendeu a importância de deixar um legado que traduzisse coragem e esperança.

“Passados quatro anos da inauguração, acredito que o Memorial da Gratidão segue cumprindo um papel essencial de lembrança, reflexão e valorização da ciência. Mais do que um monumento, ele é uma herança permanente que reforça a importância de jamais esquecer esse capítulo e de sempre valorizar a vida, a ciência e a solidariedade”, afirmou o artista plástico e médico responsável pela concepção da obra, Dr. Paulo Favalli.

O projeto se consolidou como ícone de reflexão. As três placas em bronze representam, de forma simbólica, a morte, a ciência e a cura. A estrutura tem 7,5 metros de comprimento, 2,65 metros de altura e 1,40 metros de profundidade. Elas convidam à contemplação e lembram tanto as perdas irreparáveis quanto as conquistas, como os protocolos de tratamento, o desenvolvimento das vacinas e a mobilização coletiva que possibilitou a superação de um dos maiores desafios da história recente. Ainda que a pandemia hoje pareça distante, seus efeitos continuam presentes na forma como nos relacionamos, trabalhamos e compreendemos o valor da pesquisa científica.

“O Memorial da Gratidão é um marco de respeito aos que morreram e, ao mesmo tempo, uma celebração da vitória da ciência e da coletividade. Ele seguirá lembrando as futuras gerações que a Medicina, as ações organizadas e a solidariedade são pilares para enfrentar qualquer crise de saúde. Nós, médicos, que atravessamos a pandemia como verdadeiros veteranos da COVID, sabemos o quanto esse emblema representa resistência, união e esperança”, destacou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

O Memorial da Gratidão AMRIGS, localizado na sede da entidade (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS), é aberto para visitação do público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Redação: Marcelo Matusiak
 
Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.

Gostou? Compatilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp